[Áudio Clássico] Verniz ou stain: qual é a melhor opção de acabamento para madeira aparente? 
tte

Home
 
Artigos e dicas
 
Cálculos e dados
 
Como trabalhamos
 
Aparelhos restaurados
 
Informações e discussões
 
Equipamentos à venda
 
Contato conosco
Inscreva-se no nosso nosso canal no Youtube para ser notificado de novos vídeos

Você está aqui: Home » Artigos sobre
Artigo

Verniz ou stain: qual é a melhor opção de acabamento para madeira aparente?

Por Rafael Ferreira e equipe

Quando se trata de deixar a madeira aparente, sem pintura com esmalte ou tinta a óleo, existem várias técnicas sendo que as mais comuns são a aplicação de verniz ou seu equivalente mais moderno, o stain. Mas existem muitas dúvidas dos usuários e até dos construtores quanto às diferenças entre verniz e stain, por isso na hora de escolher o acabamento para madeira é bom conhecer bem estas duas técnicas para ficar com a melhor opção em cada situação.

Essas dicas valem para todos: arquitetos, engenheiros, pintores, construtores e proprietários de imóveis. Quem conhece as vantagens e diferenças entre vernizes e stains de alta qualidade economiza tempo, dinheiro e ganha em beleza e durabilidade. Para começar, os dois produtos têm somente um ponto em comum e, justamente, o mais evidente: servem para acabamento de madeiras. Tanto stains quanto vernizes têm classificação em norma da ABNT. No caso dos stains, é a ABNT 11702. A norma classifica os produtos em duas categorias. Há os stains preservativos de madeira, como o Osmocolor da Montana Química, que têm proteção fungicida comprovada e o devido registro no Ibama. Há também stains apenas para acabamento, sem qualquer proteção contra fungos. Mas qual é a diferença, então? São conceitos distintos, embora voltados a uma mesma finalidade. Analisemos:
Verniz – É um “acabamento de poro fechado” formador de filme, que cria uma película de proteção espessa e esconde os veios da madeira sob uma camada encorpada do produto. Um verniz de boa qualidade deve ter estas características:
  • Boa elasticidade de filme
  • Boa transparência
  • Filtro solar
  • Aspecto Acetinado ou brilhante
  • Facilidade de aplicação
Stains – São “impregnantes de madeira” que apresentam acabamento de “poro aberto”. Penetram nas suas fibras e as nutrem com agente fungicida, têm baixa formação de filme e acompanham os movimentos naturais da madeira sem formar trincas ou descascar, sendo portanto bons agentes para defender a madeira. um bom stain preservativo deve apresentar:
  • Hidrorepelência (deve repelir a água)
  • Ótima penetração na madeira
  • Proteção fungicida com registro no IBAMA
  • Fácil renovação (não requer lixamento severo)
  • Aspecto acetinado
Aa ilustrações acima mostram como a película de verniz tampa os microporos e altera a textura natural da madeira, enquanto o stain acompanha o relevo da superfície do material, mantendo sua textura original.

Fora estes dados técnicos, a maior diferença para o consumidor é na hora da manutenção. Produtos formadores de filme trincam e, dependendo do estágio de degradação em que se encontram, exigem a remoção completa da aplicação antiga, antes de aplicar uma nova. Para a remoção da película de pintura, especialmente em superfícies verticais, o melhor é utilizar removedor gel como o produto Striptizi, que evita respingos e sujeira. Em grandes superfícies horizontais, caso dos decks, por exemplo, o mais indicado é a linha Deck da Montana, com NovoDeck e ClariDeck. Já os stains proporcionam muita facilidade, pois não necessitam remoção para a reaplicação. O desgaste do acabamento de stains ocorre por erosão, num lento processo de esmaecimento em que a camada vai virando pó. Assim, basta uma limpeza superficial para remover partículas soltas e poeira. A superfície estará pronta para receber uma nova pintura.

Publicado em 15/12/2006 às 16:52 hs, atualizado em 28/06/2016 às 17:38 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.



  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.